sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sem medo da Matemática

E-mail Imprimir PDF
Sem medo da Matemática
CREDITO: DIVULGAÇÃO
Escola estadual de Berilo, no Vale do Jequitinhonha, estimula o interesse dos alunos pela matéria
A Matemática, matéria que dá ao estudante a dimensão de quantidades, medidas e espaços, tem aplicação prática em projeto interdisciplinar realizado na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha. Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela área das exatas, a cada bimestre, a escola realiza uma gincana que elege a Matemática como tema central. Ontem, a escola promoveu uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dentro do projeto. No encerramento, hoje, serão realizadas tarefas.
A Gincana da Matemática é uma das estratégias utilizadas pela escola em seu projeto pedagógico para desenvolver a capacidade de raciocínio dos alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Para a realização do trabalho, os estudantes são divididos em duas equipes: Radicais X Potência. "Cada gincana que desenvolvemos aborda um tema da disciplina. Na 'Matemática Divertida e Curiosa', gincana deste bimestre, os alunos prepararam trabalhos relacionados às figuras geométricas e aos grandes matemáticos", explica a professora da disciplina e coordenadora do projeto, Edione Teixeira de Oliveira.
Segundo ela, as tarefas a serem desenvolvidas pelas equipes não são trabalhadas apenas dentro das aulas de Matemática. "Nas aulas de História, os alunos fizeram pesquisa sobre ilusão de ótica. Já em Língua Portuguesa, eles pesquisaram a história dos grandes matemáticos. Nas aulas de Arte, eles aprenderam a fazer desenhos a partir de mosaicos. O resultado desse trabalho pôde ser conferido na exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas que fazem parte da gincana", completa a coordenadora.
Desfiles
Entre as atividades programadas para hoje estão dois desfiles: um sobre as figuras geométricas, em que os alunos vestirão a caráter, e outro sobre os grandes matemáticos. As equipes também realizarão outras tarefas a serem propostas pela comissão da gincana. "O projeto é levado muito a sério. Os alunos se envolvem nas atividades e são premiados com troféus e medalhas', comenta a diretora Alaíde Assis Amaral.
A estudante do 8º ano Milene Amaral Fernandes destaca que dentre as oficinas de que participou a que mais gostou foi a de tangram, na qual aprendeu a fazer uma espécie de quebra-cabeça chinês a partir das peças que têm a forma de figuras geométricas. "São dias em que a gente aprende muita coisa. Eu sempre gostei de matemática, mas a gincana me deixa mais interessada. Além de confeccionar as peças, a gente aprende um sobre a lenda do tangran. Um senhor estava andando com um espelho que quebrou em sete partes. Com elas, ele conseguia formar várias coisas. As sete peças do espelho correspondem ao número de peças do tangram", ensina Milene.
 

fonte: Imprensa Oficial Governo do Estado de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário