quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Governo anuncia reajuste para servidores estaduais em Minas

Lei, sancionada pelo governador Anastasia, foi publicada nesta quarta (28).
Aumento será de 5%, retroativo a outubro de 2011, e de mais 5%, em abril.


Foi publicada, nesta quarta-feira (28), a lei que define nova política remuneratória dos servidores estaduais em Minas Gerais. Sancionado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB), o texto prevê que os salários de todas as carreiras do Poder Executivo estadual, com exceção daquelas sujeitas a reajustes específicos no mesmo período, serão reajustados em 5%, retroativamente a outubro de 2011, e em 5%, em abril de 2012.
A medida atende a uma demanda histórica e fixa, no mês de outubro, a data-base para a concessão de reajuste geral anual. O governador defende que a nova política cria um sistema remuneratório justo e equilibrado, que reduz as distorções existentes entre as carreiras.
Para 2011, a previsão é que o Executivo gaste R$ 19 bilhões com o funcionalismo público em Minas Gerais.
Reivindicações
Este foi um ano de reivindicações salariais em Minas Gerais. Em novembro, cerca de dois mil servidores estaduais se reuniram na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, para fazer uma manifestação e discutir a possibilidade de realização de greve. Participam da mobilização representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde), do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol) e do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética (Sindieletro).
Uma das situações que mais chamou atenção dos mineiros foi a reivindicação dos professores. Trabalhadores da Educação cruzaram os braços por mais de 110 dias em protesto por melhores salários. Na área da Saúde, servidores fizeram paralisações ao longo do ano. A categoria reivindicava o pagamento de reajuste de 5%, garantido pela nova política, além de prêmio de produtividade

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário